Chairpersons
 
 
     
   MINI-CURSOS DO VI PDPETRO  
     
   
     
     
MINI-CURSO 1:
Griffin - Simulador Didático para Simulação de Reservatórios de Petróleo
SINMEC – Laboratório de Simulação numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor – (UFSC):
 
O GRIFFIN é um simulador de reservatórios de petróleo especialmente projetado para ser usado em treinamento de alunos e engenheiros de reservatórios. O aplicativo é autosuficiente tendo um CAD apropriado para a especificação das fronteiras do reservatório. A especificação dos poços e falhas é feita facilmente pelo usuário, já que o Griffin possui uma versátil e intuitiva interface gráfica. O método numérico do aplicativo emprega malhas não-estruturadas e as equações são criadas através de balanços nos volumes de controle. A saída de dados é bastante versátil em termos de plots e visualização, permitindo ao usuário analisar diversos cenários simulados. O objetivo do minicurso é o treinamento básico para uso do pacote.
 
MINI-CURSO 2:
Aquecimento Global, Captura, Conversão e Usos do CO2
Jussara Lopes de Miranda (UFRJ):
 

Módulo I: 1- O aquecimento global e suas consequências. 2- O efeito estufa natural e o antropogênico. 3- Gases do Efeito Estufa e o potencial de aquecimento global 4- Conceito de CO2 equivalente. 5- A matriz energética brasileira e as emissões dos gases de efeito estufa.  6- A distribuição média global das emissões de CO2; 7- Os cenários do aumento das emissões de CO2; 8- O contexto político das emissões dos gases do efeito estufa e o Protocolo de Kyoto. 9- Os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e os créditos de carbono.
Módulo II: 10. O Pré-sal e o CO2. 11- Sequestro de Carbono. 12- Tecnologias de Captura CO2. 12.1- Pré-combustão. 12.2- Pós-combustão; 12.3- Combustão rica em oxigênio e o looping químico 13- Processos de captura de CO2. 13.1- Absorção química. 13.2- Absorção física. 13.3- Materiais adsorventes de CO2: carvão, membranas; materiais híbridos metal-orgânicos (MOFs- metal organic frameworks). 14- Estocagem de CO2 em larga escala; 14.1.- Estocagem geológica, 14.2- Estocagem em aquíferos salinos. 15- Recuperação em reservatórios de óleo e gás exauridos (EOR- Enhanced Oil Recovery). 16- Plantas de captura de CO2.

Módulo III: 17- Conversão e Usos do CO2. 18- Principais processos Industriais que usam CO2. 18.1- Produção de uréia. 18.2- Produção de ácido salicílico. 18.3- Síntese de carbonatos orgânicos (processo convencional versus processo com CO2). 19- Planta de captura com conversão de CO2. 20- Pesquisas envolvendo a conversão de CO2 e perspectivas futuras. Referências Bibliográficas: 1) Aresta, M., Carbon Dioxide Recovery and Utilization, Kluwer Academic Publishers, Netherlands, 2003. 2) Sanquetta, C. A., Ziliotto, M. A. B., Corte, A. P. D. , Carbono: Desenvolvimento Tecnológico, Aplicação e Mercado Global, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
 
MINI-CURSO 3:
Sistemas de Controle e Automação Avançados para Processos da Indústria do Petróleo
Mário Campos (Petrobras):
 

Novos desafios tecnológicos para as áreas de automação e controle surgem em virtude da crescente demanda de unidades de processo mais eficientes, associadas às regulamentações cada vez mais severas em termos de segurança, eficiência energética, meio ambiente e qualidade dos produtos. Entre as tecnologias fundamentais para fazer face a estes desafios estão os sistemas de controle avançado e otimização da operação das plantas industriais.
Os ganhos do efetivo uso destas tecnologias são muitos, como: redução do custo operacional, otimização da produção (ganhos potenciais da ordem de 5%), estabilização da unidade permitindo a operação dos equipamentos em uma região de menor desgaste com redução do número de paradas não-programadas da produção e dos custos de manutenção. Estas ferramentas também são importantes para aumentar a eficiência energética, minimizar a queima de produtos nas tochas e, portanto aumentar a sustentabilidade dos processos industriais.
Este curso irá apresentar alguns exemplos de aplicações de certos sistemas avançados de controle e automação (tanto estratégias de controle avançado não convencional, quanto as que utilizam algoritmos de controle preditivo) assim como os seus resultados econômicos e de aumento de estabilidade. Ele irá abordar exemplos para o refino, plantas de gás e unidades marítimas de produção de petróleo.

O curso também abordará as várias fases de implantação de um sistema de controle avançado: avaliação criteriosa das malhas do controle regulatório usando uma ferramenta especializada (BR-PerfX), sintonia dos controladores PIDs (BR-Tuning), projeto funcional, identificação dos modelos, sintonia e implantação do controle avançado (BR-NMPC - Controlador preditivo não-linear ou Laplace-CPM – Controlador Preditivo Multivariável), treinamento e avaliação dos resultados obtidos em cada fase do projeto.
     
     
   
  Caixa Postal 1673 | CEP: 59078-970 | Natal/RN - Brasil | Fone: +55 84 3215-3156
© COPYRIGHT 2010 ABPG. Todos os direitos reservados.