Submissão de Resumos
Prazo final para envio dos resumos
10 a 12 de Novembro de 2022
É com satisfação que a Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA),
apresenta a 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO e que tem como tema: “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição Energética”.
Belém, capital do Pará, abundante em riquezas culturais e com uma história fortemente ligada a exploração de petróleo na região amazônica brasileira, foi escolhida para sediar essa
edição do congresso, inédito na região norte do país.
O PDPETRO tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos,
assim como temas ligados integração academia-indústria no Brasil.
A cada dois anos a ABPG firma parceria com uma Universidade para promoção do congresso.
A primeira edição do PDPETRO foi realizada em 2001, em Natal com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A segunda edição do
Congresso foi realizada no Rio de Janeiro com a parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a terceira foi realizada em Salvador com a
parceria com a Universidade Salvador (UNIFACS); a quarta edição foi realizada em Campinas em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
a quinta edição foi realizada em Fortaleza com parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC); a sexta edição foi realizada em Florianópolis com a parceria
da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a sétima edição foi realizada em Aracaju com parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS); a oitava
edição foi realizada no Paraná com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a nona edição foi realizada em Maceió em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); s
e por último a décima edição, que foi realizada na cidade do Natal com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em 2022, temos a 11º edição do PDPETRO e a Instituição parceira é a Universidade Federal do Pará que está preparando o evento cuidadosamente
para que tenhamos um bom nível de trabalhos apresentados, associados à recepção sempre amigável do povo paraense.
29 agosto 2022
Prazo final para envio dos resumos
05 setembro 2022
Divulgação dos resumos aceitos
05 de outubro de 2022
Prazo final para envio dos trabalhos para publicação
12 outubro 2022
Divulgação dos trabalhos aceitos
10 outubro 2022
Garantia de Publicação nos Anais do Evento
Testes de poço, testes de produção, mapeamento geológico, mapeamento submarino, geofísica de poço, engenharia de reservatórios, métodos sísmicos e não sísmicos, geoquímica, petrografia orgânica e biomarcadores, bioestatigrafia e paleoecologia, análise de bacias sedimentares, geo-mecânica, sistemas petrolíferos, geoprocessamento, monitoramento e modelamento de bacias, análise de ambientes sedimentários, análise de riscos exploratórios, perfilagem de poços e áreas correlatas.
Assentamento de sapatas, projeto de cimentação, planejamento de operações, poços horizontais e multilaterais, técnicas de perfuração, fluidos de perfuração, operações offshore, integridade de poco, controle de poco, redução de NPT’s, geo-mecânica de perfuração, novas tecnologias aplicadas a perfuração, descomissionamento de poços, hidráulica de perfuração, poços inteligentes, projeto de poco, estudos integrados e áreas correlatas.
Técnicas de completação, tecnologias de completação, completação inteligente, inovações na completação seletiva e dual, avaliação de dano na formação na completação de poços, canhoneio, fluidos de completação, eficiência de completação, novas tecnologias aplicadas a completação, estimulação e áreas correlatas.
Dutos e terminais, instalações de produção, sistemas de elevação artificial, sistema de coleta submarinos, estudos integrados de sistemas de produção, instalações de produção, técnicas de otimização da produção, Novas tecnologias de produção, gerenciamento de água produzida, gerenciamento de CO2 e H2S, geração, fornecimento e distribuição de energia offshore, sistemas submarinos de produção, previsão de produção, garantia de escoamento, automação e instrumentação e controle e áreas correlatas.
Gerenciamento e monitoramento de reservatórios, simulação de reservatórios, reservatórios carbonáticos fraturados e carstificados, Reservatórios não convencionais, gerenciamento do gás natural, recuperação avançada (EOR, IOR), estimação de reservas, descomissionamento de campos de petróleo e gás natural, sequestro e armazenamento de CO2, propriedades dos fluidos de reservatório e áreas correlatas.
Processos de refino, processamento do gás natural, sistemas de utilidades, matérias primas para biocombustíveis, sistemas de tratamento do gás natural. Processos de obtenção de GLP, Petroquímica de 1ª, 2ª e 3ª geração, produção de etanol, aproveitamento de resíduos e coprodutos das cadeias de biocombustíveis, métodos de análise e controle de qualidade, blend de biocombustíveis e combustíveis convencionais, novas rotas de produção de biocombustíveis e áreas correlatas.
Construção, ampliação e operação de instalações de armazenamento, planejamento e operação de dutos e gasodutos, instalações de bombeio de óleo e gás, operação SHIP TO SHIP (tipos, navios cisternas e aplicação), logística multimodal, hubs de gás natural, transporte rodoviário de hidrocarbonetos, biocombustíveis e derivados, infraestruturas de escoamento, transporte dutoviário e fluvial, processos e sistemas e áreas correlatas.
Licenciamento ambiental, gestão e regulação ambiental, mapeamento da sensibilidade ambiental a derramamento de petróleo, sensoriamento remoto e geoprocessamento, diagnóstico ambiental, avaliação e valoração de impactos ambientais, segurança em operações da indústria do petróleo, ergonomia na indústria dos hidrocarbonetos, responsabilidade social empresarial na indústria do óleo e gás, segurança do trabalho na indústria do petróleo, oceanografia física, processos e sistemas, economia de baixo carbono, química ambiental e do petróleo, modelagem ambiental e áreas correlatas.
Empreendedorismo, distribuição e revenda, mercado consumidor nacional, mercado internacional, produção e importação de líquidos e derivados, tarifas de compra e venda, gestão e qualidade de distribuição e comercialização de hidrocarbonetos, biocombustíveis e derivados. Cenários oferta versus demanda, competitividade, Integração comercial e operacional entre transportadores, novos recursos e materiais complementares ou concorrentes à indústria de gás natural e áreas correlatas.
Engenharia costeira e oceânica, estruturas costeiras, integridade de plataformas offshore, análise do risco na construção de estruturas costeiras, construção de instalações de superfície, testes de integridade, infraestruturas essenciais, novas tecnologias em materiais e áreas correlatas.
Energia solar, energia térmica, energia eólica, hidrogênio e rotas de hidrogênio, inserção de energias renováveis na indústria do petróleo, energia nuclear, energia geotérmica, tecnologias integração gás-eletricidade, complementariedade da indústria de energias renováveis com a indústria do petróleo, soluções para atender despachos termoelétricos, biogás, biotecnologia, eficiência energética e áreas correlatas.
Este arquivo é um modelo com as formatações que devem ser adotadas para submissão do resumo do trabalho.
Este arquivo é um modelo com as formatações que devem ser adotadas para submissão do trabalho final no congresso.
Este modelo está em conformidade com os parâmetros de formatação para a confecção do póster que será apresentado no congresso. [Padrão i.e. 90 x 120 cm]
Aqui será possível obter o arquivo em formato power point que está padronizado usando os critérios de apresentação do congresso.
Email: lcpetro.ufpa@gmail.com
Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo
Rua Raimundo Santana Cruz, S/N – São Tomé
68721-000, Salinópolis - PA.
lcpetroufpa.weebly.com
Email: lcpetro.ufpa@gmail.com
Desenvolvido por: Rodolfo Buriti